quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MATA ATLÂNTICA - MANEJO SUSTENTÁVEL

MANEJO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS FLORESTAIS DA MATA ATLÂNTICA
A Mata Atlântica se encontra atualmente reduzida a apenas 7,3% de sua área original. Grande parte das atividades de agricultura e pecuária, e cerca de 60% da população estão estabelecidas em áreas originalmente cobertas pela Mata Atlântica.
Este Bioma ainda possui grande biodiversidade e é apontado como tendo uma das maiores taxas de diversidade do mundo. Entre muitas das espécies da Mata Atlântica, encontramos vários de grande importância para nossa subistência, fontes de recursos utilizados no nosso dia-a-dia, como: madeiras nobres, lenha, óleos, alimentos, medicamentos, fibras, flores e etc.
MADEIRAS: Peroba, Canela, Imbúia, Araucária, Cedro, Pau-Brasil, Caixeta, Bracatinga,Jacatirão e outras.

ALIMENTOS: Palmito, Pinhão, Erva-Mate, Caju, Maracujá, Maracujá doce, Bacupari, Pinha, Goiaba, Jabuticabas, Araçás, Goiaba serrana,  e outras
MEDICAMENTOS: Espinheira Santa, Ginseng Brasileiro, Carqueja, Chapéu de couro, Embaúba, Guaçatonga, Pariparoba, Jaborandi, Caraguatá e outras.   
                        Espinheira santa                                                                        
FIBRAS: Piaçava, Cipó imbé, tucum, Imbiruçu, Banana-do-mato, Indaiá e etc
 Piaçava
ORNAMENTAIS: Xaxim, Orquídeas, Bromélias, Helicônias, Samambaias silvestres, entre outras.

A utilização sustentável dos recursos da Mata Atlântica, ou seu Manejo sustentável, exigem conhecimentos sobre a ecolgia da floresta e sobre a ecologia da espécie produtora do recurso florestal. Manejo sustentável significa utilizar os recursos de maneira que possam se recuperar e que continuem a existir para usufruto das gerações futuras.
Os fundamentos para o Manejo Sustentável das espécies da Mata Atlântica são estabelecidos a partir das pesquisas realizadas pelas Uniersidades e Institutos de pesquisa, assim como os conhecimentos acumulado por vários anos de observações e experiências realizadas por comunidades que tradicionalmente extraem recursos da floresta.
 Para qualquer intervenção em uma floresta, é necessário antes realizar um levantamento sobre quanto existe de um recurso dentro  de uma determinada área – ou seja, realizar um INVENTÁRIO FLORESTAL onde as plantas serão contadas e medidas - plantas adultas, matrizes, jovens... para então se obter as informações necessárias para o manejo. O conhecimento de quem vive na área também é muito importante. Deve-se também colher informações sobre as espécies animais que vivem na área e dela dependem para sobreviver, de quais frutos se alimentam e ajudam a disseminar, instetos polinizadores etc...
 A capacidade  de saber manejar os recursos naturais, respeitando a capacidade da natureza de repor seus estoques e manter suas funções ecológicas, de maneira ecológicamente equilibrada, economicamente viável e socialmente justa – criando novos empregos, mais renda para o homem do campo, com mais qualidade de vida - representam o desenvolvimento sustentável assim uma produção e consumo sustentáveis, com  a perservação de áreas e ecossistemas frágeis e a recuperação de áreas degradadas através de agroflorestas e/ou sistemas agrosilvipastoris. A legislação, a pesquisa, a educação fornecem importantes instrumentos para se caminhar nessa direção.
  Mais informações : Recursos Florestais da Mata Atlântica: manejo sustentável e certificação  -  www.rbma.org.br   (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – publicações) 

Um comentário:

  1. é demais esse bioma,e sendo minha paixao,estrudo tudo sobre ele.O possivel existe,espero de um tempo dizer aos meus n etos,que ele está sendo o mais importante do mundo!

    ResponderExcluir