sábado, 22 de janeiro de 2011

FILTRO DE BIOAREIA PARA ONDE NÃO HÁ ÁGUA POTÁVEL

“ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO PARA TODOS?” ...PARA TODOS!


                                                                                        Ilustração: Monica M.T.Cseri
Em áreas onde não existe água tratada potável, onde as fontes são duvidosas, nas  áreas rurais ou periferias urbanas, pode-se usar um sistema de filtragem simples, barato e eficiente como o filtro de bioareia (biosandfilter) e para tratar os esgotos de maneira alternativa, usa-se leito filtrante/zona de raízes onde a água final serve para irrigação de jardins ou pomares.
O BIOSANDFILTER OU FILTRO DE BIOAREIA:
Este modelo foi criado pela Universidade de Calgary, no Canadá e implantado no Congo, provando ser um sistema seguro e inovador, fácil de ser construido, barato e eficiente na purificação da água suja - desde que livre de poluentes químicos e metais pesados - tornado-a segura para beber quando corretamente utilizado. Ideal para locais de poucos recursos, escolas, postos de saúde ...No Brasil, foi destribuido em regiões da Amazônia.
Ajuda a controlar quase todas as doenças transmitidas pela água, como a diarréia, a cólera e o tifo. Consiste em um recipiente tubular de concreto impermeabilizado de 95cm X 35cm, tendo como leito filtrante camadas de pedras, pedrisco e areia, e sobre a areia, o principal : camada de lodo com seus organismos biológicos que fazem a “limpeza” dos organismos patológicos, a “schmutzdecke” cujo “trabalho” de purificação é continuado pela areia. Por essa razão , é necessário esperar 3 semanas para que a água se torne potável, tempo para formação e ação dessa camada de lodo que não deve ser retirada e nem mexida.
MATERIAIS:
1      * manilha de cimento de 1m X 40cm ou  tambor plástico (usado para alimentos) ou fazer o filtro como descrito abaixo
2      *  tudo de PVC de 15mm de diâmetro
3      * 3 cotovelos de PVC para tubo de 15mm
4      * uma chapa difusora de metal ou cerâmica da largura interna do filtro
5      * uma camada de 40cm de areia média limpa e lavada
6       *uma camada de 5cm de cascalho pequeno ou pedrisco
7       * uma camada de 5cm de pedra pequena ou brita
Fazer um molde de metal para essas medidas externas, que se abre para retirada do filtro e que possa se utilizado  para construção de outros. Este, de formato retangular, foi construído e distribuído em regiões da Amazônia.


www.naturezadaamazonia.com.br

Para esse filtro utiliza-se:
·         ½ saco de cimento
·         2 sacos de cascalho ou pedrisco
·         1 ½ saco de areia média
Prepare a mistura, coloque no molde a camada do fundo, o tubo de  PVC para saída da água, calcule a altura das camadas de pedra e areia e 5cm acima do nível da areia faça um degrau para posicionar o difusor que é imprescindível, pois evitará o revolvimento da camada de limo  durante a entrada  da água. Após 2 dias abra o molde e remova o filtro e verifique se ficou alguma fissura ou buraco que deverá ser fechado com cimento. Pode-se utilizar uma “nata” de cimento e água para alisar e impermeabilizar as paredes do filtro (seja desse modelo ou de um feito com manilha).
COMO INSTALAR O FILTRO:
Isto é feito uma vez que o filtro estiver numa posição permanente: na  cozinha ou onde for mais adequado. Coloque uma camada de 5cm de pedras pequenas ou brita na base, seguida de uma camada de pedrisco. Depois, encha o filtro com a areia lavada  (4cm) até chegar a exatamente 5cm abaixo do nível da chapa difusora. Apóie a chapa difusora sobre a pequena borda. Encha o filtro com água. Tampe-o. A chapa difusora deve sempre ser mantida no lugar ao se despejar a água LENTAMENTE e DIARIAMENTE.Porém o  filtro ainda não estará pronto para ser usado. Espere que se forme a camadinha de lodo, a scmutzdecke, o que levará umas 3 semanas. Enquanto isso, a água deverá ser fervida para consumo ou desinfetada ao sol dentro de garrafas pet transparentes.
Depois de três semanas, a água estará potável – os testes mostraram que 99% dos micróbios e contaminantes são eliminados. Simplesmente despeje a água dentro do filtro e recolha-a através do tubo (bica), em recipientes limpos. O filtro tem capacidade para 20 litros de água. Depois de encher o filtro, a água precisará ser recolhida num recipiente limpo. Normalmente, leva um minuto para filtrar um litro de água, assim, levará 20 minutos para que o conteúdo de um balde de 20 litros passe pelo filtro. O filtro pode ser utilizado com tanta freqüência quanto necessária. Onde há água encandada, colocar o filtro sob uma torneira e deixar filtrar a quantidade desejada.
MANUTENÇÃO DO FILTRO
As pessoas que usarem o filtro devem receber informações claras sobre a sua utilização e manutenção. A manutenção é muito simples e não custa nada. Há apenas algumas coisas que devem ser lembradas:
·                     Se não for despejada água no filtro todos os dias, a schmutzdecke pode perder muito da sua eficácia.
·                     Não se deve permitir que as crianças e os animais toquem o tubo (bica), para que permaneça limpo.
·                     Não se deve bater no filtro ou movê-lo.
·                     A chapa difusora deve ficar sempre no lugar, quando a água for despejada , para evitar que a schmutzdecke se danifique.
·                     Com o tempo, a schmutzdecke pode se tornar muito grossa, fazendo com que a água leve muito tempo para passar pelo filtro. Se isto acontecer, há duas opções:
MEXER LEVEMENTE – tampe a saída e encha o filtro com água. Mexa a água levemente e devagar com a mão limpa. Não mexa muito rápido, para que a areia não saia do lugar. Retire a água turva com uma caneca tomando cuidado para não tocar a areia. Você pode repetir isto algumas vezes, até que a água não fique mais suja ao ser mexida. Desbloqueie o tubo e permita que a água passe pelo filtro como de costume. Ela estará segura para beber quase imediatamente.
LIMPAR COMPLETAMENTE-  retire cuidadosamente uma camada de 2–5 cm de areia do topo, lave-a e coloque-a de volta, caso  mexer levemente não fizer com que a água volte a fluir bem - método não  recomendado, pois  perturba a schmutzdecke -  é muito importante esperar três semanas antes de usar a água novamente, para ter certeza de que esteja potável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário