segunda-feira, 21 de março de 2011

ALIMENTO HIDROPÔNICO NÃO É ORGÂNICO


São produzidos em estufas, sem uso do solo , com as raízes dentro da água ou substrato e nutridos com soluções de adubos químicos. Assim as raízes absorvem os nutrientes diretamente da água ou do meio de cultivo utilizado.
 Eventuais excessos de nutrientes ou impurezas na solução nutritiva acumulam-se na planta. Seu metabolismo desequilibrado deixa as plantas sucetíveis ao ataque de doenças e insetos , obrigando ao uso de agrotóxicos, principalmente nicotinóides (como inseticida). A beleza do produto traz a falsa impressão de ser um alimento totalmente saudável. 
Por serem cultivadas em estufas, as plantas ficam  protegidas de geadas, chuvas, vento , granizo, com ganho na produtividade e qualidade aparente, o que contribui para um fornecimento constante.
O ideal é que esse cultivo seja acompanhado por técnicos especializados para que haja o controle constante no preparo das soluções, para que o nível de nutrientes seja balanceado e forneça nutrição adequada às plantas evitando, dentre outros problemas, o acúmulo excessivo de nitratos. (FAVARO et al 2007). 
Como o nitrato é indispensável ao crescimento dos vegetais, tem sido utilizado em doses cada vez maiores para aumentar a produção.
Quando o nitrato é absorvido em grande quantidade a planta não consegue metabolizá-lo totalmente, o que provoca o acúmulo em seus tecidos. Ao ser ingerido, no trato digestivo pode ser reduzido a NITRITO (NO2-) que ao entrar na corrente sanguínea oxida o ferro da hemoglobina, produzindo a metahemoglobina. Esta forma de hemoglobina é incapaz de transportar o O2 para a respiração normal das células dos tecidos , causando a metahemoglo-binemia. Outro problema é que parte do nitrito acaba combinando com as aminas formando nitrosaminas que são cancerígenas e mutagênicas.(FAVARO et al 2007) . Além disso se acumulam nos intestinos.
A quantidade dos nitritos em vegetais produzidos na hidroponia não difere dos  produzidos de forma convencional com adubação química nitrogenada. 
A melhor opção são os orgânicos , ou ao menos , incluir os orgânicos na dieta sempre que possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário